unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/06/24

Seacrest intensifica campanha de perfuração no ES

Operadora dos Polos Cricaré e Norte Capixaba acelera plano de perfurar 300 poços para atingir 30 mil barris/dia de produção em três a quatro anos

A Seacrest está intensificando a campanha de perfuração de 300 poços nos Polos Cricaré e Norte Capixaba, no Espírito Santo, para atingir a meta de produzir 30 mil barris/dia de petróleo nos próximos três a quatro anos. Além da sonda da Petrorecôncavo contratada em abril, outras serão trazidas para o projeto.

Para o Vice-Presidente de Operações da Seacrest, Juan Alves, o plano é ambicioso, mas factível. “É um processo de execução em campos que a gente já conhece, e não são poços exploratórios, são os chamados infill, perfurados entre poços. Tem todo um risco mitigado”, disse ele em entrevista à Brasil Energia.

Os polos da Seacrest, comprados no processo de desinvestimento da Petrobras, são integrados do poço à produção. O Polo Cricaré é formado por 27 campos, quatro estações de tratamento de óleo e quatro estações satélites de coleta. Já o Polo Norte Capixaba é formado por quatro campos, três estações de tratamento de óleo, quatro estações satélites de coleta, uma rede de dutos e o Terminal Norte Capixaba.

De acordo com o VP, 80% das reservas são de óleo pesado e 20% de óleo leve, proporção que gera o bunker fuel, combustível marítimo ainda em processo de certificação do duto submarino e controle de qualidade. O gás produzido, segundo Alves em grande quantidade, atende, por enquanto, apenas ao consumo próprio da empresa.

“Mas nosso foco agora é na execução dessa campanha arrojada de perfuração, temos mais centenas de poços para fazer reativação e otimizar o ativo existente para alcançar os 30 mil barris/dia”, concluiu.

Fonte: Revista Brasil Energia