A Seara anunciou um investimento de R$ 40 milhões para a construção de um terminal graneleiro intermodal em Itiquira (MT), voltado para o transbordo de soja, milho, sorgo e farelo para exportação. A instalação – prevista para iniciar atividades em agosto – irá aproveitar a demanda criada com o novo trecho da malha ferroviária norte da ALL – América Latina Logística para a região.
O terminal terá capacidade estática de 100 mil toneladas, e deve movimentar cerca de 2,5 milhões de toneladas ao ano. O terminal irá viabilizar o escoamento através do modal ferroviário, melhorando o resultado da operação e diminuindo o tráfego de caminhões para os principais portos de grãos do País – Santos, Paranaguá e São Francisco. Isto é, o terminal irá trazer competitividade a todos os produtores da região norte do MS e MT, explica o diretor de logística da Seara, Jorge Yoshii.
O trecho ferroviário da ALL em Itiquira é parte do Projeto Rondonópolis, que compreende um link ferroviário entre Alto Araguaia e Rondonópolis. O empreendimento ampliará em 260 quilômetros a extensão da malha ferroviária da companhia, totalizando um investimento de R$ 700 milhões.
A ALL aposta no crescimento da região Centro Oeste, viabilizado pela melhoria da infraestrutura logística para ampliar sua movimentação de soja, milho, açúcar, algodão, madeira de reflorestamento, contêineres e combustíveis, afirma o executivo da ALL, Leonardo Azevedo.