A Seaspan se integrou ao Carlyle Group em uma joint venture que terá mais de US$ 5 bilhões disponíveis para compra de navios, e assumiu uma encomenda significativa totalizando US$ 2 bilhões em navios inovadores que carregarão mais de 10 mil Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Os novos navios são desenhados para passar pelas novas eclusas do Canal do Panamá, que terão obras finalizadas em 2014. O CEO da companhia, Gerry Wang, afirmou que a nova série de embarcações – denominada New Panamax – será 8% mais leve e queimará de 15% a 25% menos combustível que os modelos anteriores, de 10 mil Teus. A encomenda inicial total é de 22 navios, cada um ao custo de US$ 95 milhões.
Wang requisitou aos estaleiros para que desenvolvessem um novo porta-contêiner desenhado para prover uma eficiência melhor em combustível e em operações. A Seaspan anunciou a encomenda concomitantemente com a formação da joint venture com o Carlyle Group e o Tiger Group Investments e a afiliação com a família Dennis R. Washington . A nova companhia terá mais de US$5 bilhões para investir em navios de contêiner, carga seca, tanques e outras tipos de embarcações.
A Seaspan possui 57 porta-contêineres para afretamento, além de 12 já programados para entregas durante este ano. As embarcações da companhia são fretadas para empresas como Maersk, China Shipping, CSAV, Cosco, Hapag-Lloyd, K Line, MOL e United Arab Shipping Co.