unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/05/24

Seatrium e SBM Offshore fecham contrato para FPSO de Whiptail

A empresa de Singapura fabricará topsides e fará a integração do FPSO Jaguar, bem como apoiará a SBM nos trabalhos de pré-comissionamento e comissionamento

A Seatrium assinou um contrato com a Single Buoy Moorings, subsidiária da SBM Offshore, para a fabricação de topsides e integração do FPSO Jaguar, divulgou a empresa de Singapura na quinta-feira (16). O FPSO estará em atividade no projeto de Whiptail, localizado no bloco Stabroek (Guiana) e operado pela ExxonMobil.

No contrato está prevista a fabricação de diversos módulos topsides, risers, estruturas de amarração e umbilicais, seguida da instalação e integração dessas estruturas e de todos os módulos topside para o FPSO Jaguar.

Além disso, a Seatrium apoiará a SBM com trabalhos de pré-comissionamento e comissionamento. A expectativa é que os trabalhos comecem no 3T24, e, após conclusão, que seja implantado em Whiptail. 

O FPSO será projetado para produzir 250 mil bpd, terá capacidade de tratamento de gás associado de 540 milhões de pés cúbicos por dia (15 milhões de m3/dia) e capacidade de injeção de água de 300 mil bpd. A unidade será instalada em lâmina d’água de cerca de 1.630 m, capaz de armazenar aproximadamente 2 milhões de barris de petróleo bruto. 

O contrato para o FPSO foi assinado entre a SBM Offshore e a Exxon em outubro de 2023, esperando somente o FID – anunciado em abril deste ano – para avançar à fase de construção e instalação. 

Além deste FPSO, a Seatrium esteve envolvida na entrega dos FPSOs Liza Destiny, Liza Unity e Prosperity, bem como está no processo de entrega do ONE GUYANA, todos localizados no bloco Stabroek. 

Whiptail é a 21ª descoberta no bloco Stabroek, o qual é operado pela ExxonMobil (45%) em parceria com a Hess Guyana Exploration (30%) e com a CNOOC (25%).

Fonte: Revista Brasil Energia