
Cerimônia de batismo e lançamento da unidade ‘Jerônimo de Abuquerque’ do programa de obtenção de fragatas da Marinha do Brasil ocorrerá no estaleiro TKMS Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC)
A Marinha do Brasil (MB) realizará, na próxima sexta-feira (8), a cerimônia de batismo e lançamento da Fragata Jerônimo de Albuquerque (F201), a segunda das quatro embarcações previstas no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT). O evento ocorrerá na TKMS Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC), e contará com a presença de autoridades civis e militares. A fragata Jerônimo de Albuquerque teve o primeiro corte de chapa realizado em novembro de 2023.
A previsão é que a unidade seja entregue ao setor operativo da Marinha do Brasil em janeiro de 2027, ampliando significativamente as capacidades operativas da força naval. De acordo com a Marinha, a segunda fragata do programa leva o nome de Jerônimo de Albuquerque em homenagem ao primeiro brasileiro a comandar uma força naval para defender o país.
A Marinha destaca que, além da unidade que será lançada, outras duas fragatas estão sendo construídas simultaneamente e agregando conteúdo local e transferência de tecnologia. A fragata Tamandaré (F200), primeira unidade do programa e que dá nome à classe foi lançada em agosto de 2024 e atualmente está no dique sendo preparada para passar pelos testes de mar, antes de ser entregue ao meio operativo. Já os blocos que compõem a terceira fragata da classe, Cunha Moreira (F202) estão sendo estruturados em um dos galpões do estaleiro. Esta unidade teve a cerimônia de batimento de quilha em junho de 2025.
O Programa Fragatas Classe Tamandaré, coordenado pela Marinha do Brasil, prevê a construção de quatro navios. O PFCT é uma parceria entre a MB e a sociedade de propósito específico (SPE) Águas Azuis, formada pela thyssenkrup Marine Systems, pela Embraer Defesa e Segurança e pela Atech, e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron). Os navios contarão com deslocamento aproximado de 3.500 toneladas e são dotados de convoo, hangar para helicóptero, radares, sensores e armamentos de última geração.
Fonte: Revista Portos e Navios