Vários temas e problemas dos portos e outros modais de transportes no Brasil serão discutidos no Seminário Portos & Modais, evento paralelo que será realizado durante a TranspoQuip Latin America 2010, principal encontro na América Latina das indústrias de infraestrutura para transportes, que ocorrerá no Expo Center Norte, em São Paulo, de 10 a 12 de novembro.
Organizado pela revista Porto S.A., o seminário contará com vários painéis e uma mesa redonda, nos quais serão discutidos temas como comércio internacional, como reduzir o custo Brasil, cabotagem, a importância dos portos secos, privatização dos portos, mercado de trabalho e situação atual dos modais no país.
O evento será aberto às 16h, do dia 11 de novembro, com o painel Como reduzir o custo Brasil, do qual participarão o presidente da Praticagem do Porto de Santos, Fabio Mello Fontes, e o diretor de Sistemas de Informações Portuárias, da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Luis Fernando Resano. O moderador dos debates será o diretor do Instituto de Estudos das Operações de Comércio Exterior (ICEX) e presidente da Tradex Alliance Brazil, Fernando Paim Nogueira.
Com moderação do ex-capitão do Porto de Nova York e Nova Jersey, Jessé Salgado, o segundo painel começará às 17h e terá como tema Comércio Internacional. Os debates estarão a cargo do presidente e fundador da Comissão de Defesa da Indústria Brasileira (CDIB), Manolo Canosa Miguez; e de um representante do consulado Geral da Bélgica, por meio da Flanders Investment & Trade (FIT). O terceiro e último painel do dia, Cabotagem no Brasil, será aberto às 18h pelo jornalista Maurici de Oliveira, que atuará como moderador. Os debatedores serão Roberto Galli, vice-presidente executivo da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem; e Milton Benevides Guaranys, capitão-de-mar-e-guerra e gerente de Política Marítima da Diretoria de Portos e Costas (DPC), da Marinha do Brasil.
No dia 12, haverá mais três painéis. O primeiro, Privatização dos portos, com início às 16h, terá a participação do sócio-diretor da BDO Brasil Auditores, Luiz Nelson Porto Araujo; e do presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Willen Manteli. O moderador do encontro será o diretor de Redação da revista Porto S.A, Armando Akio Yanagiura. Mercado de trabalho, o segundo painel, começará às 17h, com a moderação de Marcelo Marques, presidente do Sindicato das Empresas de Cargas do Litoral Paulista (Sindisan) e a participação do representante no Brasil do Port of Houston Authority, John Cuttino; e do diretor SENAI/SC de Itajaí/Balneário Camboriú, Marcos Hollerweger.
O último painel do seminário na verdade será uma mesa redonda sobre o tema Situação atual dos modais no Brasil. Deverão participar dela Fabrizio Pierdomenico, da SEP/PR, Tiago Pereira Lima, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), e Rodrigo Vilaça, diretor executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Também farão parte da mesa representantes da Infraero e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), cujos nomes ainda não foram definidos.
Cada Painel terá a duração de 60 minutos, sendo 15 para cada conferencista e 15 destinados para debate e discussão. O Seminário Portos & Modais conta com o apoio da Associação Brasileira de Empresas e Profissionais de Logística (ABEPL) e da Associação Brasileira de Logística (ASLOG), além da ANTAQ, ANTF, ANTT, DPC, Infraero e SEP/PR.
TranspoQuip – A TranspoQuip Latin America 2010 reunirá vendedores e compradores de equipamentos e serviços para rodovias, ferrovias, estações, portos, vias fluviais e aeroportos. Trata-se de um evento internacional, que fornece uma visão geral e completa do know-how e da tecnologia do setor em todos os seus modais. A expectativa é que participem da feira 200 expositores de 22 países, que terão a oportunidade única de vender para as indústrias do setor de transporte.
Além deles, também participarão da TranspoQuip 2010 representantes do setor público e autoridades governamentais. Na abertura do evento deverão estar presentes, por exemplo, o ministro chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito do Nascimento; a diretora presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Solange Paiva Vieira; o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno de Lima; e o secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato e Silva.