unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 01/09/10

SEP assina acordo com USTDA

A SEP (Secretaria Especial de Portos) assinou ontem, dia 31, acordo com a USTDA (United States Trade and Development Agency, Agência para o Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos) para realização de estudo de viabilidade para implantação de VTMS (Vessel Traffic Management System), sistemas de gerenciamento de tráfego de navios.

O investimento, orçado no valor de US$ 674.000,00, será realizado por empresa norte-americana escolhida após publicação nos Estados Unidos de convocação de empresas interessadas em realizar o estudo. A estimativa de prazo para conclusão do acordo é 31 de outubro de 2012.

A empresa contratada desenvolverá o estudo para os portos do Rio de Janeiro, Itaguaí (RJ), Rio Grande (RS) e Aratu (BA), tendo como meta atender as autoridades portuárias em manter o controle das embarcações. Esta supervisão aumentará a eficiência dos complexos portuários pela otimização do uso de berços e canais de acesso, além de aumentar a segurança nos portos e suas proximidades, reduzindo riscos de acidentes entre navios.

O embaixador dos EUA no Brasil, Thomas A. Shannon Júnior, e o representante da USTDA, Rodrigo Mota, participaram da cerimônia e elogiaram a iniciativa brasileira em recentes acordos com outros países na área de logística. Segundo o ministro dos Portos, Pedro Brito, o objetivo do governo é investir cada vez mais na infraestrutura e tecnologia da informação nos portos. Para tanto, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) contemplou esta iniciativa com recursos para implantação de VTMS em cinco portos como parte do projeto maior do Porto sem Papel.

Esta não é a primeira parceria que a SEP faz com agências ou países para a melhoria do desenvolvimento econômico do setor. Em 2008, a Secretaria e a USTDA realizaram um outro estudo de viabilidade para implantação de uma cadeia logística inteligente nos portos brasileiros.