unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/07/10

SEP autoriza hoje processo de dragagem de Itaguaí

O ministro dos Portos, Pedro Brito, assinará hoje, no Rio de Janeiro, documento para autorizar a dragagem do trecho 5 do Porto de Itaguaí. A ordem de serviço faz parte do PND (Projeto Nacional de Dragagem) e dará início às obras de aprofundamento do canal de acesso ao complexo portuário.

O trabalho será realizado pela empresa Dragabrás, vencedora do processo de licitação, e custará R$ 79,89 milhões. A obra será executada pelas dragas Pearl River e Breydel.

Com capacidade para retirar 24.100 mil metros cúbicos de sedimento, a Pearl River será o maior equipamento em operação no País. Está no Rio de Janeiro desde o dia 24. Já a draga Breydel, de 9 mil metros cúbicos, virá da Venezuela.

Com a obra, o Porto de Itaguaí passará de seus atuais 14 metros de profundidade para 17,5 metros, diminuindo o tempo de atracação e ampliando a capacidade de escoamento dos operadores privados do complexo portuário.

Atualmente, um navio que entra no porto leva cerca de seis horas para atracar. Com as áreas de fundeio, será possível reduzir esse tempo em um terço. Hoje o Porto de Itaguaí movimenta cerca de 300 mil Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano, e a expectativa é que as obras aumentem em até 50% a capacidade de operação da instalação.

Serão dragados 5 milhões de metros cúbicos de sedimentos em até 10 meses de trabalho. A previsão é que os trabalhos terminem em março do próximo ano.