A SEP (Secretaria de Portos) e a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) realizaram a primeira reunião conjunta para elaborar, de forma integrada, o Plano Mestre do Porto de Santos. Os trabalhos envolveram a reavaliação das capacidades e projeções de demandas para o complexo portuário santista.
O último estudo nesse sentido foi realizado no Master Plan (Plano de Expansão), em 2008, que apontou uma demanda de 230 milhões de toneladas de cargas para 2024.
A Codesp já realizou reunião inicial com seus técnicos sobre o novo instrumento de planejamento. O Plano Mestre considera perspectivas previstas no PNLP (Plano Nacional de Logística Portuária), importantes para elaboração do PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento) compatibilizado com suas diretrizes.
O PDZ irá estabelecer novos critérios de acompanhamento sobre o desempenho das operações realizadas por terminais arrendados, no sentido de se obter o máximo possível de produtividade. Esse instrumento será decisivo para a concepção de um futuro conjunto de arrendamentos para Santos. Com a confecção do plano em conjunto, o PDZ ficará alinhado aos planos governamentais.