Representantes da Secretaria estiveram ontem no Ibama.
A SEP (Secretaria Especial de Portos) estima receber do Ibama em 15 dias a Licença de Instalação para iniciar a dragagem de aprofundamento do Porto de Santos. Conforme o Guia Marítimo apurou, representantes da Secretaria estavam reunidos ontem, dia 4, em Brasília, na sede do órgão, para debater os detalhes de um relatório adicional solicitado pela Cetesb – a agência ambiental do Estado de São Paulo.
A obra está sendo licenciada em parceria pelo Ibama e a Cetesb, que sugeriu a realização de um estudo complementar sobre sedimentos de uma área na região da Alemoa. O levantamento foi entregue pela SEP na última terça, dia 3.
A Licença de Instalação é necessária para a ordem de serviço ser emitida, autorizando efetivamente o início das obras. Em outubro passado, quando da assinatura do contrato com o consórcio vencedor do certame, o Draga Brasil, o ministro dos Portos, Pedro Brito, estimou que as obras começariam até o meio deste mês. Agora, já admite um novo prazo, que seria no meio de dezembro. Inicialmente, a obra deveria estar finalizada até o final de 2010.
A dragagem de aprofundamento do Porto de Santos é a obra de infraestrutura aquaviária mais ambiciosa do governo. Na primeira fase, irá aprofundar e alargar o canal de navegação para 15 metros e 220 metros, respectivamente, permitindo o tráfego simultâneo de embarcações com capacidade para 9 mil Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).
A obra elevará em 30% a capacidade de movimentação de cargas do complexo, atualmente em 110 milhões de toneladas.
Quando finalizada, mudará o perfil da navegação no Brasil ao permitir a atracação de navios pós-panamax no porto. De lá, a carga será transbordada para navios menores e direcionadas a outros portos, tornando Santos um concentrador de cargas da costa leste da América do Sul.