unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 30/06/10

SEP inicia dragagem de aprofundamento em Cabedelo

A SEP (Secretaria Especial de Portos) inicia nesta semana as obras de dragagem de aprofundamento no Porto de Cabedelo, na Paraíba. O processo é mais uma etapa do PND (Programa Nacional de Dragagem), que visa aumentar a fundura dos 18 principais portos brasileiros.

O Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Portuário, Jorge Luiz Zuma e Maia, estará representando o ministro Pedro Brito em cerimônia de assinatura da ordem de serviço, que acontecerá hoje às 11h, no próprio complexo portuário.

A obra orçada em R$ 39,6 milhões aumentará a profundidade do porto dos atuais 9 metros para 11 metros para atender navios de porte maior. A empresa Enterpa Engenharia Ltda realizará as obras, que deverão ser finalizadas em dezembro deste ano.

A draga Hang Jun 3001 fará os trabalhos de aprofundamento do canal de navegação do porto e está atracada no cais desde domingo. O equipamento realizou a dragagem de Angra dos Reis (RJ) e tem capacidade para 3 mil metros cúbicos. As obras serão complementadas pela draga Volzee, de 750 metros cúbicos, que chegará nos próximos dias.

O Porto de Cabedelo, situado na margem direita no estuário do Rio Paraíba do Norte, na parte noroeste da cidade, é responsável pela importação de granéis líquidos (gasolina, álcool e óleo diesel), além do subproduto do petróleo (coque de petróleo) um combustível sólido importado da Venezuela e dos Estados Unidos e utilizado em caldeiras industriais. Além disso, o complexo portuário também recebe trigo da Argentina e do Rio Grande do Sul que precisa ser escoado para os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Hoje, o Porto de Cabedelo tem capacidade para receber 30 a 35 mil toneladas de mercadorias por embarcação. Após a dragagem, a tendência é que o complexo portuário aumente o fluxo de recebimento, tendo em vista que estará preparado para a descarga de até 70 mil toneladas por embarcação.