A SEP (Secretaria Especial de Portos) assinará nesta sexta-feira, dia 18, a ordem de serviço para início das obras de dragagem nos portos de Aratu e Salvador. O ministro dos Portos, Pedro Brito, divulgou a data no último dia 8, durante a inauguração do Terminal de Cotegipe, no estado da Bahia.
Na sexta-feira, o diretor de Planejamento Portuário da SEP, Jorge Luiz Zuma e Maia, assinará a ordem para as obras, que fazem parte do PND (Programa Nacional de Dragagem). Os trabalhos se estenderão até o fim deste ano e pretendem aumentar a profundidade dos portos baianos para 15 metros, possibilitando a operação de navios de grande porte.
O consórcio JDN/ Dratec venceu a licitação conduzida pela SEP no valor de R$ R$ 89 milhões. Por meio do contrato, três grandes equipamentos atuarão nas obras de aprofundamento. A chegada da primeira draga, Hondius, que fará a sucção e o recalque, está prevista para o dia 19, vinda da Colômbia. No dia 10, chegará a Juan Sebastian de Elcano, que realizou a dragagem do Porto de Rio Grande (RS). A unidade, com capacidade para armazenar 16.500 mil metros cúbicos, é o maior equipamento em operação no Brasil. A terceira draga, Kaishuu, também com 16.500 mil metros cúbicos de capacidade, virá de Portugal para finalizar os trabalhos.
A SEP iniciará as obras em Aratu para depois prosseguir com os trabalhos em Salvador, com as mesmas dragas.