unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/09/10

SEP promove seminário sobre cabotagem

A Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República e a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) promovem nas próximas terça e quarta-feiras, das 9 às 13 horas, o 2º workshop de implementação do Projeto de Incentivo à Cabotagem (PIC). O evento, a ser realizado no Auditório da Findes, em Vitória, vai possibilitar a identificação das cargas potenciais comercializadas no Estado e que podem ser transportadas por cabotagem.

Empresários do comércio e da indústria capixabas vão conhecer o PIC, que consiste na maior integração dos portos regionais, minimizando os custos das operações portuárias e melhorando a logística do transporte marítimo. “Esperamos identificar as cargas potenciais existentes no Espírito Santo e na área de influência do Porto de Vitória”, pontua Luiz Hamilton Lima Mendonça, coordenador Geral de Gestão da Informação da SEP e coordenador do PIC.

Cabotagem

A cabotagem apresenta diversas vantagens logísticas e ambientais. Em média, o custo do frete na cabotagem é 10% menor que o custo do frete rodoviário, principalmente porque tem a capacidade de movimentar grande volume de cargas. A cabotagem oferece maior segurança e integridade da carga, além de um menor risco de avaria. Pela cabotagem há ainda um menor custo de combustível (em uma média de 5 litros de combustível por tonelada de carga transportada, o navio consegue percorrer 500 km enquanto o caminhão percorre 100 km) e a modalidade gera menor índice poluição (proporção 4% X 88% comparando-se os modais aquaviário e rodoviário).