
A Sergas, concessionária sergipana de distribuição de gás natural canalizado, lançou chamada pública na terça-feira (4/1) para aquisição de até 350 mil m³/dia. O início do fornecimento está previsto para até o dia 31 de março.
Produtores, importadores ou agentes comercializadores poderão participar da chamada pública com o envio de propostas comerciais até o dia 14 de janeiro.
Atualmente, a Sergas distribui a molécula para mais de 34 mil usuários em sete municípios através de 265 km de gasodutos.
No momento, o único supridor da Sergas é a Petrobras, que fornece 250 mil m³/dia de gás natural, proveniente do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
O contrato da Sergas com a estatal se encerrou no último dia 31. No dia 26 de dezembro, contudo, o Estado de Sergipe conseguiu liminar favorável para que a Petrobras continue ofertando gás natural sem o aumento anunciando.
Na ocasião, a decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) foi expedida pela juíza Érica Magri Milani em atendimento a ação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em face do governo ser o principal acionista da Sergas.
No documento, a magistrada determinou que a Petrobras mantivesse o fornecimento de gás natural à Sergas nos exatos termos do contrato pelo prazo de seis meses, a contar a partir de 1º de janeiro de 2022.
Fonte: Revista Brasil Energia