O primeiro navio da linha, o Aliança Manaus, com 208,3 metros de comprimento, está previsto para atracar na Portonave nesta quinta-feira (29), às 21h
Com uma rota que inicia a viagem sentido norte em Buenos Aires e vai até Manaus, passando por Montevideo, Rio Grande, Navegantes, Paranaguá, Sepetiba, Salvador, Suape e Pecém, o serviço fará escalas semanais na Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes.
Segundo Bernardo Brügger, gerente da filial de Itajaí da Hamburg Süd, a escolha de realizar a cabotagem em Navegantes é uma estratégia da empresa, que tem outras linhas operando na Portonave. “Dessa forma uma pode servir de suporte para a outra. Principalmente com relação a conexões, caso o navio de uma linha cancele, o outro pode transportar a carga”, explica.
A cada semana serão realizados cerca de 250 movimentos entre embarque e desembarque de contêineres. Ao todo, seis navios farão a rota de cabotagem e transbordo e as principais cargas que serão transportadas são arroz, celulose e peças de automóveis.
Cabotagem
Cabotagem é a navegação realizada entre dois portos de um mesmo país, seja pelo litoral ou por vias fluviais. A atividade é, hoje, de extrema importância quando o assunto é transporte de cargas.
Para o gerente comercial da Portonave, Juliano Perin, “a cabotagem colabora para tirar cargas pesadas das rodovias, além de ser mais barata e segura”. A utilização do transporte aquaviário, ao invés do rodoviário, também contribui para o planeta, pois polui menos, e é rentável para o cliente, pois permite transportar uma quantidade muito maior de carga.