No total, sete porta-contêineres são empregados no tráfego com o Mediterrâneo.
A primeira escala do serviço Mesa (que realiza o tráfego entre a costa leste da América do Sul e o Mediterrâneo) no Porto de Itajaí (SC) ocorre hoje, dia 20, com a atracação do porta-contêiner Sambhar (da CMA CGM, na foto), no cais do Teconvi.
Com escalas semanais, o serviço é operado por um consórcio entre os armadores Hamburg Süd, Zim, CMA CGM, CSAV e outros. A rotação será: Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Rio Grande, Itajaí, Paranaguá, Santos, Rio de Janeiro, Pecém, Tânger (Marrocos), Valência, Barcelona (Espanha), Gênova e Livorno (Itália).
No total, são sete navios com capacidade nominal para transportar cerca de 4,2 mil Teus (unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) e, em média, 540 plugs para contêineres reefers. As embarcações medem entre 262 e 268 metros de comprimentos e 32 metros de largura.
Com o Mesa , a Hamburg Süd aumentará para seis o número de rotas oceânicas com escalas regulares no complexo catarinense.