A África, o continente menos desenvolvido do mundo, está atraindo crescente atenção por parte dos maiores países fabricantes em busca de recursos naturais e mercados para suas exportações.
Liderando a procura está a China, responsável por patrocinar ou se envolver em mais de 77% de todos os projetos na África, de acordo com o diretor de projeto da TransProjects Ásia, Hua Wallace Cai.
A China está focando na África devido à necessidade de obter recursos naturais, mas este é um fenômeno novo, disse Wallace. Empresas chinesas de engenharia e construção têm trabalhado na África desde 1950. Além da busca por recursos, a África é um importante mercado para as exportações chinesas e fonte de empregos.
Empresas europeias e americanas, tais como a Bechtel, também têm operações importantes na África e muitas vezes buscam materiais e equipamentos chineses, disse Zhou Hui, gerente de transporte e logística da Bechtel China.
Mas os serviços breakbulk entre a China e África são, na melhor das hipóteses, irregulares. De acordo com as informações que temos, algumas vezes as condições do navio não são boas. Os navios são velhos ou sujos e chegam com atrasos, disse Zhou.