A partir de segunda-feira (6), os serviços federais anuentes que operam no Porto de Paranaguá, passarão a funcionar 24 horas por dia. O Porto, que já opera em regime 24 horas há pelo menos cinco décadas, passará a contar com mais esta facilidade em adequação ao programa que está sendo instalado pela SEP (Secretaria de Portos) em todos os portos do Brasil.
Nos portos, o responsável por essa movimentação é o operador portuário. De domingo a domingo, as operações acontecem, porém algumas atividades, como a liberação das mercadorias pela Receita Federal, acabam não acontecendo o que interrompe a cadeia.
Para o responsável pela unidade da Anvisa em Paranaguá, Rogério Gonçalves Lopes, a agência atua nas atividades do porto em esquema de plantão das 8h às 20h. Em relação às operações portuárias, efetivamente nesse horário, são atendidas principalmente as liberações dos navios. De acordo com Lopes, a inspeção física de produtos e as atividades ligadas à importação são feitas apenas até às 17h.
Para atender o projeto Porto 24 horas, o plantão mudará para a escala das 7h às 19h e das 19h às 7h.
Segundo a assessoria de imprensa da Capitania dos Portos do Paraná informa que a Marinha já trabalha 24 horas por dia, durante sete dias na semana, no despacho para entrada e saída de navios. Em média são despachados 14 navios por dia (sete em entrada e sete em saída), que já são atendidos, inclusive durante a madrugada.