O mercado de afretamento na Europa está se recuperando gradualmente, conforme os índices divulgados pelo Banco Danske (Danske Bank`s January European Freight Forwarding Index).
Dentre os 150 forwarders europeus que participaram do estudo, metade atestou aumentos no volume nos últimos dois meses, em comparação a perãodos anteriores. O restante das empresas experimentou queda em suas movimentações. Desta forma, as duas vertentes chegaram a um índice de 50% a 50%.
No entanto, o analista Johannes Moller afirma que a recuperação subjacente no mercado foi contínua, com previsões positivas para o futuro. Sessenta e oito por cento das companhias apostaram no crescimento dos volumes nos próximos dois meses.
Segundo o analista, o principal fator que determinou este índice foi o ritmo das indústrias durante o perãodo natalino, que foi um pouco maior do que o normal.
A pesquisa indicou que o mercado enfrentou situação semelhante no exercício anterior, quando os volumes aumentaram após um leve perãodo de escassez no primeiro semestre do ano passado. De acordo com Moller, o mercado está em recuperação, mas o processo será lento e gradual.