O acordo entre as duas empresas para o Shape Aura foi firmado por meio do processo de seleção de Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI)

A Shape Digital fechou contrato com a Petrobras para fornecer a solução Shape Aura, segundo comunicado divulgado pela empresa nesta terça-feira (1). O acordo foi firmado por meio do processo de seleção de Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI).
Segundo a empresa, o Shape Aura é um software baseado em inteligência artificial (IA), que tem o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEEs) de instalações em até 5%. A tecnologia utiliza apenas dados para otimizar o consumo energético e mitigar as emissões de plantas industriais.
O valor do contrato e em qual ativo a tecnologia será utilizada não foi informada pela empresa.
Esta mesma solução foi implementada no FPSO Cidade de Caraguatatuba, localizado no campo de Lapa, Bacia de Santos. A TotalEnergies e a Shape Digital assinaram contrato em 2023.
A Shape Digital espera um aumento de receita entre 4 e 6 vezes neste ano com a chegada de novos clientes, além de prospectar expandir as operações para fora do Brasil, por meio de um processo estruturado de internacionalização.
De acordo com o CEO, Felipe Baldissera, o crescimento da empresa reflete o interesse da indústria por tecnologias que ajudem a otimizar processos, prever falhas e prover sugestões de melhoria.
“Temos uma perspectiva de crescimento ainda mais positiva para este ano e esses desafios nos movem para entregarmos resultados ainda melhores e adaptados para as realidades dos nossos clientes”, afirmou o executivo no comunicado.
Fundada em 2020, a Shape Digital é uma spin-off da Modec em parceria com a Mitsui, criada para fornecer ao mercado soluções digitais impulsionados por IA aos setores de energia, mineração e petróleo e gás.
Fonte: Revista Brasil Energia