
A Shearwater anunciou, na quinta-feira (3/2), o fechamento de uma parceria estratégica entre a sua subsidiária Shearwater GeoServices Software Inc e a ConocoPhillips, envolvendo a troca e aprimoramento de tecnologias de imagem sísmica entre as companhias, visando a comercialização para clientes existentes e futuros.
Segundo o comunicado, a colaboração permitirá que a Shearwater incorpore o Compressive Seismic Imaging (CSI) da ConocoPhillips e outros algoritmos relacionados à imagem no Reveal. O CSI é uma tecnologia que adquire informações semelhantes à sísmica convencional, mas com menos amostras e em menos tempo, enquanto o Reveal é um software da Shearwater de processamento de imagens e de sísmica.
Além do uso e aprimoramento das tecnologias pelas companhias, a colaboração também prevê o fornecimento, pela Shearwater, de potenciais futuros projetos de aquisição sísmica e serviços de imagem para a ConocoPhillips, bem como uma infraestrutura de computação de alto desempenho que será implantada em toda a frota de aquisição sísmica da Shearwater.
“Este é um acordo de colaboração significativo para ambas as empresas e um compromisso da Shearwater em desenvolver e implantar tecnologia e software de última geração para o benefício de nossos clientes. A parceria com clientes no setor de tecnologia é um elemento-chave de nossa estratégia”, afirmou Simon Telfer, vice-presidente sênior de processamento e imagem sísmica da Shearwater, em comunicado.
No Brasil, a Shearwater é responsável pela aquisição sísmica nos campos de Marlim, Voador e Albacora, na Bacia de Campos. O contrato, assinado com a Petrobras, prevê que o término da campanha será no segundo trimestre deste ano.
Fonte: Revista Brasil Energia