A Shelf Drilling concluiu a aquisição de 37 sondas jackups e uma embarcação swamp da Transocean, numa transação de US$ 1,05 bilhão. A Shelf Drilling – formada pelas private equity Castle Harlam, Champ e Lime Rock – informou que irá assumir imediatamente a operação de sete das 38 sondas.
Os outros equipamentos vão operar em regime de transição, em contratos de serviço com a Transocean. A frota deve ser completamente transferida para a Shelf Drilling em 2013. As duas empresas estimam que a mútua cooperação irá garantir uma transição suave, mantendo os desempenhos de segurança e operacional.
Estamos focados exclusivamente na perfuração de águas rasas, e vamos procurar construir um negócio que continue crescendo, para se tornar a escolha em perfuração jackup”, afirmou em nota o CEO da Shelf Drilling, David Mullen, que foi vice-presidente sênior da própria Transocean.
A aquisição inaugura o portfólio de sondas para afretamento da Shelf Drilling, que tem na sua carteira de clientes Chevron, ExxonMobil, ONGC, Perenco, Petrofac, Saudi Aramco e Total. As embarcações adquiridas irão atuar em águas entre 250 m e 400 m de lâmina d’água, principalmente em países da África, Ásia e Oriente Médio.