A diretoria da Shell aprovou investimento em um projeto inédito de proporções gigantescas na Austrália: uma plataforma de gás natural capaz de liquefazer o produto em alto mar.
Ela será colocada no campo de gás Prelude, descoberto pela Shell em 2007, a 200 km da costa australiana e com estimados 84.950.540.136 m3 de material.
Com 488 metros de comprimento, mais do que quatro campos de futebol, a plataforma será a maior construção flutuante fora da costa do mundo. No entanto, o recorde não é tão interessante para Shell quanto o fato inédito de ela ser capaz de liquefazer o gás armazenado sem a necessidade de transferi-lo para uma unidade em terra.
O gás é liquefeito ao ser resfriado a -162º C, o que reduz em 600 vezes seu volume. Equipada e com o tanque de armazenagem cheio, a embarcação pesará 600 mil toneladas. Os engenheiros planejam que ela seja resistente o bastante para agüentar ciclones de categoria 5.
Com o sinal verde da diretoria para a construção, a Shell irá agora detalhar o design e iniciar as obras na Coréia do Sul.
A ideia é manter a FLNG durante 25 anos no campo de Prelude, na Austrália, de onde espera-se que retire o equivalente a 5,3 milhões de toneladas de líquido ao ano.