
A Emirates anunciou, nesta segunda-feira (2), o fechamento de um acordo com a Shell Aviation para o fornecimento de mais de 300 mil galões de SAF (Sustainable Aviation Fuel) misturado para uso no Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A primeira entrega deverá ser feita antes do fim deste ano.
O acordo também permite o acesso à plataforma Avelia, que é uma solução para SAF baseada em blockchain mantida pela Shell Aviation e Accenture, com suporte da Energy Web e American Express Global Business Travel. Desta forma, a Emirates poderá rastrear a entrega e visualizar os dados do combustível, com o objetivo de contribuir para a descarbonização de suas emissões de Escopo 1, enquanto os dados ambientais de Escopo 3 serão adquiridos pela Shell Corporate Travel para ajudar a descarbonizar suas viagens de negócios.
Este será o primeiro fornecimento de SAF por meio do sistema de abastecimento do Aeroporto Internacional de Dubai. “Esperamos que esse acordo seja um trampolim para mais ações relacionadas a SAF em toda a indústria da aviação nos Emirados Árabes Unidos e na região, proporcionando mais um passo à frente na nossa jornada de zero emissão líquida”, afirmou Chu Yong-Yi, vice-presidente da Shell Corporate Travel, em comunicado.
O SAF é um combustível drop-in, ou seja, compatível com a frota de aeronaves e infraestruturas aeroportuárias atuais. Ele pode ser misturado com combustível de aviação convencional numa proporção de até 50%, criando um combustível de aviação com emissões de carbono significativamente menores no ciclo de vida.
Fonte: Revista Brasil Energia