
A Shell Brasil e a distribuidora pernambucana Copergás assinaram na terça-feira (24/8) um acordo de suprimento de gás natural para o biênio 2022/2023. Foram contratados 750 mil m³/dia de gás em 2022 e 1 milhão de m³/dia no ano seguinte, volumes que integram o primeiro lote da chamada pública.
Em nota, a petroleira informou que fornecerá gás natural doméstico e GNL à distribuidora. A Shell Brasil é a segunda maior produtora de gás do país, atrás apenas da Petrobras.
Segundo o presidente da Shell Brasil, o acordo “ao mesmo tempo aumenta o número de potenciais supridores no mercado brasileiro e ajuda a reforçar a segurança energética do país com mais gás natural, um importante combustível de transição, e viabiliza o suprimento de gás desde o pré-sal até o estado de Pernambuco”, afirmou em nota.
A Copergás lançou o edital de suprimento em setembro de 2020, com o objetivo de diversificar os supridores do combustível e buscar preços mais competitivos. Oito empresas se inscreveram, apresentando 18 propostas.
No início deste mês, a Petrobras anunciou que interromperá o fornecimento de gás natural às distribuidoras do Nordeste a partir de 2022, o que não deve afetar os contratos já firmados com suprimento a partir de janeiro. A estatal tem acordos com sete empresas, entre elas a Copergás, cujo contrato prevê fornecimento até o final de 2023.
Fonte: Revista Brasil Energia