unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/02/23

Shell conclui a aquisição da Nature Energy, empresa de biometano

Fábrica de biometano da Nature Energy na Dinamarca
Fábrica de biometano da Nature Energy na Dinamarca (Foto: LinkedIn da Nature Energy)

A Shell Petroleum NV, subsidiária integral da Shell, concluiu a aquisição de 100% das ações da Nature Energy, a maior produtora de gás natural renovável (RNG)/biometano da Europa, informou a companhia em comunicado na segunda-feira (20). Inicialmente, a Nature Energy operará como uma subsidiária da Shell, mantendo a marca.

A Nature Energy foi fundada em 1979 como distribuidora de gás natural. A companhia estabeleceu a sua primeira usina de biogás em 2015, na Dinamarca, e agora possui um portfólio de 14 usinas em operação com infraestrutura associada, com capacidade para produzir cerca de 3 mil boed e expectativa para chegar nos 4,4 mil boed até 2030, devido aos 30 projetos de fábricas na Europa e América do Norte ainda sujeitos ao FID.

Segundo a Shell, a aquisição está alinhada com a estratégia de Powering Progress da companhia, visando construir uma cadeia de valor integrada de biometano em escala global – na Europa, por exemplo, a companhia pretende fazer a transição dos seus clientes (rodoviários, marítimos e outros) de GNL para o bioGNL. Na América do Norte, a Shell possui um empreendimento de biometano operacional e três em construção.

No final de 2022, a BP anunciou a compra da Archaea Energy, empresa com sede em Houston, no Texas (EUA) que também fornece gás natural renovável. A aquisição, que ainda depende de aprovações regulatórias e dos acionistas da Archaea, foi avaliada em US$ 4,1 bilhões, e a expectativa é que a operação proporcione um aumento de 50% nos volumes de fornecimento de biogás da BP, para cerca de 70 mil boed até 2030.

Fonte: Revista Brasil Energia