unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/02/11

Shell desiste de área no Espírito Santo

A Shell desistiu da exploração do bloco BM-ES-28, em águas rasas da Bacia do Espírito Santo, e devolveu a área à ANP, sem perfurar um poço, em meados de janeiro, quando terminou o primeiro perãodo exploratório do bloco.

A petroleira adquiriu 100% da área na 7ª rodada de licitações da ANP, realizada em 2005, com bônus de assinatura de R$ 727 mil.

Em setembro de 2009, a mineradora Vale adquiriu participação de 17,5% no projeto, que fica ao Sul dos campos de Peroá e Cangoá, também na Bacia do Espírito Santo. O BM-ES-28 chegou a figurar no data show da Shell, aberto ano passado em Houston (EUA), para farm-out parcial em ativos exploratórios no Brasil.

Com a devolução da área, a Shell passa a contar com apenas um bloco exploratório na Bacia do Espírito Santo. O BM-ES-27 é operado pela Petrobras, com 65% de participação. A Shell e a Vale possuem participação de 17,5% no ativo. A área entrou recentemente no segundo perãodo exploratório, que prevê a perfuração de um poço até janeiro de 201317,5% no ativo. A área entrou recentemente no segundo perãodo exploratório, que prevê a perfuração de um poço até janeiro de 2013.