unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 25/10/12

Shell, Exxon vão perfurar campo Fram

A Royal Dutch Shell Plc e Exxon Mobil Corp concordaram em desenvolver o campo de petróleo e campo de gás Fram no Mar do Norte do Reino Unido r depois de conseguir reduzir os custos de perfuração.

Os parceiros pretendem converter um petroleiro em um flutuante de produção, armazenamento e descarga, navio ou FPSO, para começar a extração dentro de três anos, oi vice-presidente da Shell Glen Cayley disse por telefone. Fram atingirá pico de produção de cerca de 35.000 barris de óleo equivalente por dia dentro de dois anos da partida.

Empresas maiores do mundo do petróleo têm vendido ou reduzido as operações no Mar do Norte nos últimos anos como as reservas diminuiram após mais de 40 anos de produção.

Enquanto a Shell instalou uma sonda em Fram no início deste ano, depois analisou os planos de atrasar o desenvolvimento do Reino Unido depois de chanceler do Tesouro, George Osborne, aumentar os impostos de petróleo no ano passado.

“Conseguimos continuar com alguns esforços voltados para a redução de custos”, disse Cayley, recusando-se a comentar sobre o investimento necessário.

A Shell, operadora do projeto Fram, gastou cerca de US $ 2 bilhões por ano em projetos do Reino Unido desde 2005. A empresa, que bombeia cerca de 14 por cento do petróleo e gás da Grí-Bretanha , assinou uma carta de intenções, em junho, com a SBM Offshore NV, o maior fornecedor de plataformas de petróleo flutuantes, para garantir a FPSO para o campo.

A plataforma, Ocean Guardian da Diamond Offshore Drilling Inc. (foto) começou a trabalhar em Fram em julho. Cerca de dois terços da produção do campo será o gás e o restante será óleo. O depósito tem cerca de 390 milhões de barris de petróleo e gás no local, de acordo com a Shell.