unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/02/12

Shell inicia campanha em MG

A Shell iniciou na semana passada seu primeiro levantamento sísmico terrestre no Brasil, na Bacia do São Francisco, em Minas Gerais. A campanha prevê a aquisição de 1,1 mil km de dados 2D e está sendo executada pela Global, empresa responsável por outras aquisições na região.

Quatro caminhões estão sendo utilizados na campanha, voltada aos cinco blocos que mantém na região desde 2008 – SF-T-80, SF-T-81, SF-T-82, SF-T-83 e SF-T-93. A expectativa é de que a coleta de dados consuma de três a quatro meses e que o trabalho de processamento e interpretação se estenda por mais alguns meses.

O contrato da Shell com a Global foi firmado em meados do ano passado, mas as duas empresas aguardavam a liberação da licença ambiental da Feam para iniciar o trabalho. Os blocos da petroleira estão localizados em uma região complexa, na parte central do estado de Minas Gerais e também próximos à divisa com Goiás, na altura do Distrito Federal, onde existe grande concentração de cavernas, sítios arqueológicos e comunidades de moradores.

A meta da Shell é de perfurar seu primeiro poço exploratório da Bacia de São Francisco ainda em 2012. O levantamento cobrirá 12 municípios.