
A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) informou, na última quinta-feira (7/10), que a Shell também foi declarada vencedora da chamada pública 2022/2023 da empresa, junto com a Potiguar E&P (subsidiária da PetroReconcavo) e a Compass. Agora, a distribuidora do Ceará prosseguirá para a etapa de negociação contratual com a anglo-holandesa.
Novamente, a Cegás ressalta que a finalização da chamada pública e a assinatura dos respectivos contratos de suprimentos se darão apenas após o atendimento das condições precedentes pelas empresas, algo que deverá acontecer até o final de novembro deste ano. “No caso de não atendimento das condições determinadas, serão consultados os demais proponentes acerca do atendimento de tais condições”, afirmou a distribuidora.
Além das companhias já citadas, a Cegás também havia pré-qualificado a Petrobras para o leilão, em junho deste ano. A chamada pública da companhia visa adquirir até 600 mil m³/dia de gás natural para o biênio 2022/2023, com entregas a partir do dia 1º de janeiro de 2022.
Esse leilão faz parte da chamada pública coordenada das distribuidoras do Nordeste, lançada em setembro de 2020. O processo visa adquirir gás natural de novos supridores, uma vez que os contratos das cinco distribuidoras (Algás, Cegás, Copergás, Potigás e Sergás) com a Petrobras vencem até o início do próximo ano.
No total, a chamada pública coordenada prevê a contratação de 2,4 milhões de m³/dia de gás natural. Apesar do processo ser conjunto, as empresas são habilitadas de forma autônoma por cada distribuidora.
Até o momento, as vencedoras anunciadas para a chamada pública conjunta foram a Shell e a Potiguar E&P, que fornecerão gás para a Copergás e para a Potigás, respectivamente. A Algás e a Sergás ainda não informaram as suas vencedoras no âmbito deste certame.
Fonte: Revista Brasil Energia