unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 11/12/09

Siderurgia faz lobby contra Rio Tinto-BHP

Siderúrgicas de todo o mundo estão se juntando para derrubar uma proposta de joint venture das operações de minério de ferro das anglo-australianas Rio Tinto PLC e BHP Billiton Ltd., alegando que a proposta é apenas uma nova versão da fracassada fusão entre as duas em 2008 e permitiria que elas controlassem a oferta e provocassem a alta dos preços.

A Rio Tinto e a BHP afirmam que a joint venture, que envolveria o compartilhamento dos custos de produção em suas minas adjacentes na Austrália Ocidental, pode render economias de quase US$ 10 bilhões e que as siderúrgicas podem em consequência ter minério de ferro mais barato.

A Associação Mundial do Aço, que representa quase todas as grandes siderúrgicas, solicitou esta semana que a União Europeia rejeite a proposta aliança. A associação afirma que a joint venture traz o grande perigo de restringir a concorrência, reduzindo assim as escolhas dos consumidores já que criaria uma entidade cuja posição de controle no mercado mundial de minério de ferro transportado por via marítima ficaria ainda menos justa do que a posição já insatisfatória que existe hoje. A proposta joint venture simplesmente transformaria um oligopólio de três empresas num duopólio. (A Vale é a outra grande mineradora do setor.)

As siderúrgicas afirmam que se a comissão antitruste da UE não impedir a proposta, elas tentarão bloqueá-la usando órgãos reguladores da Alemanha e da Áustria. Este mês, a União Europeia deve começar a investigar a proposta sociedade, e pode decidir se a aprova em meados do ano que vem. Autoridades europeias foram bastante críticas à proposta de compra da Rio Tinto pela BHP em 2008, que seria a maior fusão da história, na época avaliada em US$ 142 bilhões. O negócio acabou fracassando por causa da queda dos preços das commodities.