O grupo Sinergy, liderado por German Efromovich, revelou planos de investir US$ 850 milhões no nordeste do País para criar o maior estaleiro do continente americano.
Com um olho em um contrato para construir sete navios sonda da Petrobras e outro na construção de grandes navios para o transporte de minério da Vale, o estaleiro será construído em uma área de 2 milhões de metros quadrados perto do Porto de Maceió, em Alagoas.
Segundo Efromovich, o contrato foi assinado entre o grupo e o Governo do Estado de Alagoas na semana passada e o financiamento deverá ser aprovado pelo FMM (Fundo da Marinha Mercante) ainda este mês. A Petrobras investirá toneladas de dinheiro e há oportunidades para a indústria naval, afirmou o executivo.
No nosso caso, estamos correndo com dois estaleiro no Rio de Janeiro – Mauá e EISA – e assinamos na última semana a construção de um novo estaleiro em Alagoas com 2 milhões de metros quadrados e 6.000 empregados, que será o maior estaleiro da América Latina, assegurou Efromovich, acrescentando que o estaleiro será versátil e conseguirá executar qualquer tipo de construção.
Efromovich afirmou que a região de Maceió foi selecionada por vários fatores, entre os quais, os incentivos fiscais que o Governo do Estado de Alagoas oferece.