A partir de hoje, o Novoex (Siscomex Exportação Web) inicia operação, conforme publicação no na Portaria n° 24 da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) no Diário Oficial da União. O novo sistema pretende substituir o antigo Siscomex Exportação, utilizado desde 1993.
Anteriormente previsto para entrar em operação plena no início do mês, o Novoex sofreu atualizações para se adequar à elevação observada nas exportações brasileiras nos últimos anos e às novas tecnologias de informação presentes no mercado. O dispositivo permite o acesso direto através da internet, eliminando a necessidade de programas adicionais instalados nos computadores.
Outra novidade é a migração da plataforma do Sisbacen (Sistema de Informações do Banco Central do Brasil) para a plataforma do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). O projeto também apresenta interface mais interativa para usuários, maior agilidade na elaboração de REs (Registros de Exportação) pelo exportador a partir de emissões anteriores, e maior visibilidade do processo pelo exportador e pelo anuente, além de permitir a simulação prévia do RE.
Informações específicas sobre o sistema e a correspondência entre os dados estão detalhadas na portaria do Secex, sendo que os atuais usuários estão automaticamente habilitados a operar no Novoex, com o mesmo login e senha dos demais módulos do Siscomex. Um módulo de treinamento com a simulação das operações está à disposição dos usuários, e os técnicos do Decex (Departamento de Operações de Comércio Exterior) da Secex têm realizado apresentações com o intuito de apresentar o novo sistema aos usuários.