
Tecnologia para monitoramento das atividades de sondas abrange seis dimensões
O Sistema de Monitoramento Avançado em Real-Time (Smart) da Ocyan passou a abranger o monitoramento de BOP (Blowout Preventer), com a conclusão da última fase de teste da sexta dimensão, que inclui acompanhamento de imagens geradas por câmeras, informou a empresa na quarta-feira (14/10).
“O Ocyan SMART é o primeiro sistema integrado para monitoramento das atividades de sondas no Brasil a abranger seis dimensões, o que demonstra o pioneirismo da companhia na busca por soluções tecnológicas e inovadoras”, declarou, em nota, Rodrigo Chamusca, responsável por Tecnologia e Inovação na Unidade de Negócios de Perfuração da Ocyan.
O BOP submarino é um dos equipamentos mais críticos em uma sonda de perfuração offshore, com riscos de interrupção de operações e danos ambientais. As falhas do BOP são responsáveis por aproximadamente 40% de todo downtime em sondas de perfuração.
Em parceria com a startup Delfos, focada em inteligência artificial para a indústria de energia, a Ocyan aperfeiçoou modelos de predição de falhas para BOPs submarinos usando analítica de dados, o que permite a manutenção preditiva dos componentes críticos do BOP.
A tecnologia Smart permite agrupar dados que antes estavam pulverizados em sistemas de monitoramento separados. Além do BOP, a Ocyan integra e disponibiliza em painéis e gráficos personalizados os dados relacionados à perfuração, controle do poço, gerenciamento de potência, posicionamento dinâmico e câmeras do circuito interno de TV das plataformas.
Fonte: Revista Brasil Energia