unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/09/25

SLB adquire a Resman Energy Technology

A conclusão da aquisição da empresa focada em soluções de rastreamento de reservatórios sem fio está prevista para o início de 2026

Foto: Divulgação SLB

A SLB firmou um acordo para adquirir a Resman Energy Technology, uma empresa focada em soluções de rastreamento de reservatórios sem fio, segundo comunicado divulgado na terça-feira (23). A transação está sujeita a certas condições de fechamento e com previsão de conclusão para o início de 2026.

A Resman detém marcadores químicos que fornecem rastreamento do movimento de água, gás, óleo e CO₂ dentro de reservatórios e poços, proporcionando insights para otimizar a produção e a recuperação. De acordo com a SLB, os insights são importantes para o desempenho do poço e o monitoramento de reservatórios.

Esta tecnologia de rastreamento da empresa permite que os operadores monitorem o fluxo do reservatório sem interrupção, oferecendo precisão em níveis de detecção de partes por trilhão (ppt). 

Para o presidente de Sistemas de Produção da SLB, Paul Sims, combinar a tecnologia da Resman com a experiência da SLB em amostragem e análise, fluxos de trabalho digitais avançados e conhecimento de subsuperfície “oferecem uma compreensão incomparável do reservatório, permitindo que os operadores otimizem a produção, melhoram a recuperação e maximizem o desempenho dos ativos nas operações tradicionais de petróleo e gás e nas aplicações emergentes de transição energética”. 

Com sede em Trondheim (Noruega), a Resman foi criada em 2005 com financiamento da Statoil Technology Invest com base na tecnologia desenvolvida pela SINTEF e pelo Instituto Norueguês de Tecnologia de Energia (IFE). A companhia tem sedes em Houston (EUA), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e Aberdeen (Escócia). 

SLB e ChampionX

Em julho, a SLB concluiu a aquisição da ChampionX, empresa norte-americana que oferece soluções de perfuração e produção de petróleo e gás. A transação foi anunciada em abril de 2024

A companhia prevê entregar US$ 4 bilhões aos acionistas em 2025 e espera obter sinergias anuais antes dos impostos com a aquisição de aproximadamente US$ 400 milhões nos primeiros três anos após o fechamento, por meio do crescimento da receita e economia de custos.

Com sede no Texas (EUA), a ChampionX fornece soluções químicas, sistemas de elevação artificial, equipamentos de automação e otimização e tecnologias de perfuração para o upstream e midstream de petróleo e gás.

Fonte: Revista Brasil Energia