unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 03/10/23

SLB, Aker Solutions e Subsea 7 concluem criação de joint venture

Foto: Divulgação Aker Solutions

SLBAker Solutions e Subsea 7 anunciaram, nesta segunda-feira (2), a conclusão da criação da joint venture que compreende os negócios subsea da SLB e da Aker, conforme anunciado pelas companhias em agosto de 2022. A JV, que adotará o nome OneSubsea, tem como objetivo impulsionar a inovação e a eficiência no subsea, ajudando os clientes a desbloquear reservas enquanto reduz o tempo de ciclo e as emissões de CO₂.

A operação possui um potencial de sinergia estimado a mais de US$ 100 milhões por ano no médio prazo. Os negócios subsea da Aker e da SLB incluem um portfólio de tecnologias de produção e processamento subsea; acesso a importantes reservatórios do setor; expertise no domínio digital e capacidades reforçadas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), entre outras tecnologias e conhecimentos, segundo a Aker.

Mads Hjelmeland, que ocupava o cargo de Diretor de Sistemas de Produção Submarina da SLB, será o novo CEO da OneSubsea. A JV – que será de propriedade da Schlumberger (70%), Aker Solutions (20%) e Subsea 7 (10%) – terá sede em Oslo, na Noruega, e em Houston, nos EUA, e uma equipe estimada em 11 mil funcionários.

De acordo com Olivier Le Peuch, CEO da SLB, o mercado offshore está demonstrando um ressurgimento contínuo à medida em que operadores em todo o mundo procuram acelerar o ciclo de desenvolvimento de projetos e aumentar a produtividade de seus ativos offshore, afirmou o executivo em comunicado.

“O extenso portfólio de tecnologia e experiência em engenharia da OneSubsea nos permitem atender às futuras tendências e necessidades do mercado em escala única. Ao fazê-lo, pretendemos cumprir o nosso propósito de expandir as fronteiras do subsea para impulsionar um futuro energético sustentável”, completou Hjelmeland.

“Para a Aker Solutions, hoje também marca um momento decisivo em nossa estratégia. Passamos de um negócio subsea independente para nos tornarmos, orgulhosamente, coproprietários de uma empresa subsea líder mundial”, disse Kjetel Digre, CEO da Aker Solutions, também em comunicado.

Fonte: Revista Brasil Energia