O contrato assinado com a joint venture da bp, Equinor e TotalEnergies prevê a construção de seis poços para armazenar carbono no Mar do Norte

A SLB e a Northern Endurance Partnership (NEP) – joint venture incorporada (JVI) entre a bp, a Equinor e a TotalEnergies – assinaram um contrato para desenvolvimento de locais de armazenamento de carbono no Mar do Norte.
A companhia francesa irá construir seis poços de armazenamento de CO₂, a partir de seu portfólio de soluções Sequestri™. O escopo do projeto inclui serviços de perfuração, medição, cimentação, fluidos, completações, wireline e bombeamento.
Nesse caso, o objetivo da NEP é desenvolver uma infraestrutura onshore e offshore necessária para transportar CO₂ de projetos de captura de carbono no cluster East Coast (campos de Teesside e Humber), a fim de garantir o armazenamento no Mar do Norte.
O início da operação está previsto para 2028. A NEP, por meio do aquífero salino Endurance e armazenamentos adjacentes, têm acesso a até 1 bilhão de toneladas métricas de capacidade de armazenamento de CO₂. A infraestrutura transportará e armazenará permanentemente até 4 milhões de toneladas métricas iniciais de CO₂ por ano.
“As tecnologias e serviços adaptados para armazenamento de carbono desempenharão um papel crítico na mudança da economia e na salvaguarda da integridade dos projetos de armazenamento de carbono antes e depois do FID”. disse a vice-presidente sênior de Descarbonização Industrial da SLB, Katherine Rojas.
Fonte: Brasil Energia