As empresas firmaram uma aliança para desenvolver um ecossistema digital alimentado por IA, com a função de aprimorar o gerenciamento de ativos digitais de FPSOs

A SLB e a SBM Offshore fecharam uma aliança digital a fim de otimizar o desempenho dos sistemas de produção dos FPSOs, de acordo com comunicado divulgado por ambas nesta quinta-feira (2).
As empresas pretendem criar um ecossistema digital alimentado por IA que aprimora o gerenciamento de ativos digitais do FPSO, o que poderá melhorar o desempenho do tempo de atividade e reduzir o custo total de propriedade para operadores offshore.
O ecossistema digital integrará os fluxos de trabalho operacionais, dados e experiência em ciclo de vida da SBM Offshore com as tecnologias digitais da SLB. Assim que estiver concluído, o ecossistema capacitará os operadores de ativos offshore – em operações, manutenção e engenharia – a identificar e resolver os desafios que surgirem, isso antes que eles tomem maiores proporções.
Isso ocorrerá por meio de insights contextualizados em tempo real extraídos de toda a infraestrutura de ativos, incluindo poços submarinos, risers, linhas de fluxo e fluxos de trabalho de sistemas de superfície.
“Esta aliança exclusiva com a SBM Offshore marca um momento crucial na produção e recuperação de ativos offshore”, disse o presidente de Digital e Integração da SLB, Rakesh Jaggi.
O diretor de negócios da SBM Offshore, Olivier Icyk, destaca que os conhecimentos das empresas são complementares, como experiência, processos de trabalho orientados por dados e serviços e tecnologias comprovados, que aprimorarão ainda mais a otimização completa do campo, graças a essa integração vertical exclusiva do reservatório ao FPSO.
Fonte: Revista Brasil Energia