
A SLB está se preparando para perfurar ao menos 16 poços no campo de Azulão, localizado na Bacia do Amazonas, até 2024, informou a companhia em comunicado nesta quinta-feira (9). As atividades fazem parte da campanha de perfuração de serviços integrados de poços onshore com a Eneva, operadora do ativo.
A mobilização de equipamentos foi iniciada neste trimestre. O escopo de trabalho prevê a construção de poços – principalmente os do tipo monobore de três fases – e a prestação de serviços integrados, incluindo direcional, brocas, fluidos de perfuração, perfilagem a poço aberto e revestido, cimentação e canhoneio.
Nos últimos quatro anos, a SLB concluiu a perfuração de 10 poços no campo. De acordo com Andre Moroz, gerente da SLB, a construção desses poços encontrou desafios técnicos, como a perfuração em meio à perda de circulação, e problemas de ruptura de ferramentas devido às condições geológicas encontradas no local. “Com o passar do tempo houve melhoras significativas nos tempos de perfuração devido à aplicação de melhores práticas, lições aprendidas e utilização de novas tecnologias”, completou Moroz, em comunicado.
O campo de Azulão é operado pela Eneva com 100% de participação. O ativo foi adquirido da Petrobras em novembro de 2017, em contrato avaliado em US$ 54,5 milhões. A companhia pretende extrair o gás natural do campo para abastecer a UTE Jaguatirica II, localizada em Roraima, como parte do projeto Azulão-Jaguatirica.
Fonte: Revista Brasil Energia