As embarcações, que iniciarão as atividades no primeiro trimestre de 2026, precisavam da aprovação do Conselho de Administração da estatal para serem alocados ao contrato

A Solstad Offshore confirmou em comunicado, nesta quarta-feira (4), o afretamento dos AHTSs Normand Sigma e Normand Sirius para a Petrobras. As embarcações já foram alocadas aos respectivos contratos, que ainda precisavam da aprovação do Conselho de Administração da estatal.
A previsão é que as embarcações comecem os contratos no primeiro trimestre de 2026. Com investimento de aproximadamente US$ 210 milhões, a duração do afretamento é de quatro anos.
A assinatura do contrato entre as empresas ocorreu no final de abril, e abarcava, além dos AHTSs, o CSV Normand Flower, este com expectativa de iniciar o contrato em dezembro de 2025.
As embarcações são de propriedade da Solstad Maritime, na qual a Solstad Offshore detém 27,3% das ações.
Com a Petrobras, a companhia possui contratos para os AHTSs Normand Turmalina, Normand Sagaris, Normand Ferking, e os CSVs Normand Poseidon, Normand Fortress e Normand Valiant.
A Solstad possui nove embarcações no Brasil, de acordo com o último relatório da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam), datado de dezembro de 2024. Em seu portfólio estão: três AHTS, dois MPSV, dois RSV, um CSV e um PSV/ORSV.
Fonte: Revista Brasil Energia