
A Solstad Offshore anunciou, na terça-feira (7), que vendeu sua frota de 37 PSVs para Tidewater Inc, empresa com sede nos EUA, por US$ 577 milhões. Segundo o CEO da Solstad, Lars Peder Solstad, a venda está alinhada com a estratégia de a empresa ser uma “facilitadora” da transição energética.
“Os PSVs apoiam principalmente a indústria de petróleo e gás, enquanto os AHTSs e CSVs podem atender a todos os setores de energia offshore, incluindo petróleo e gás e energias renováveis”, disse o executivo no comunicado. Após a venda, a companhia ficará com 41 embarcações offshore.
Outro fator foi o equilíbrio no balanço financeiro. Com o acordo, a Solstad pagará aproximadamente NOK 6 bilhões (US$ 561,8 milhões) de sua dívida pendente. De acordo com a companhia, a venda também impactará o programa de capex de 2023 e 2024, reduzindo-o “significativamente”.
A Tidewater, por sua vez, receberá a transferência e/ou renovação das partes de fretamento que ainda estão em andamento, mas sujeitas a consentimentos necessários da empresa que afretou. A Solstad fornecerá serviços de gestão à companhia norte-americana durante o período de transição, a fim de facilitar a transferência.
No entanto, a conclusão da transação depende da aprovação de alguns afretadores e autoridades da concorrência, financiamento dos compradores e cumprimento de condições precedentes. Caso o negócio não tenha conclusão até 30 de junho de 2023, as companhias podem abandonar o acordo.
Fonte: Revista Brasil Energia