A Ocean Rig deve deixar a sonda Cerrado em hibernação. A companhia informou durante conferência com analistas nesta sexta-feira (20/5) que tem procurado contratos para a embarcação, mas ainda não tem um plano definido para a unidade.
A Cerrado foi comprada pela Ocean Rig no mês passado, por US$ 65 milhões. A sonda pertencia originalmente à Schahin, mas os credores da companhia delegaram a administração da sonda ao Airosaru Drlling LLC, após a empresa entrar em recuperação judicial. De acordo com a Ocean Rig, a compra foi uma oportunidade com um bom preço em meio à baixa no mercado.
“Nós já vínhamos ajudando os credores e operávamos a embarcação desde meados do ano passado, então para nós esta foi uma oportunidade natural nos negócios, que surgiu a um preço muito atraente e de forma inesperada”, explicou Anthony Argyropoulos, conselheiro de mercado de capitais da companhia.
Questionada sobre novas oportunidades de negócios no Brasil no próximo ano, a Ocean Rig explicou que, apesar de não descartar a possibilidade de novos contratos, as perspectivas para o mercado global em 2017 continuam ruins.
“Existe muita pesquisa de preços ocorrendo para atender aos compromissos firmes, mas acredito que ainda é muito cedo para dizer se teremos trabalhos no Brasil no ano que vem”, afirmou Argyroupolos.
Atualmente, a Ocean Rig tem sete sondas em operação ao redor do mundo, das quais três estão no Brasil. A Ocean Rig Corcovado e a Ocean Rig Mykonos estão contratadas pela Petrobras até 2018, enquanto a Ocean Rig Mylos está afretada até o terceiro trimestre de 2016 para a Repsol Sinopec.