
A sonda Norbe VI chegou à Baía de Guanabara neste domingo (24) para modernização de sistemas de controle e revisão geral (que inclui limpeza, pintura, manutenção nos propulsores, guindastes e na tubulação, entre outros serviços), informou a Foresea, operadora da embarcação, em comunicado divulgado na segunda-feira (25).
O tempo programado para a parada da Norbe VI é de 60 dias. Posteriormente, a sonda vai operar para a Petrobras. O contrato firmado com a estatal tem duração de três anos, com início previsto para o dia 16 de novembro e atividades iniciais estimadas para a Bacia de Campos.
“Neste momento, temos a Norbe VI e a ODN I na Baía de Guanabara. Enquanto a Norbe VI inicia o período de upgrade, a ODN I está prestes a retornar às operações na Bacia de Campos, após uma manutenção inédita em dique seco, a primeira realizada no país”, afirmou o COO da Foresea, Heitor Gioppo, em comunicado.
Construída em 2010, a Norbe VI é uma plataforma de perfuração semissubmersível de sexta geração, com posicionamento dinâmico, capaz de operar em lâmina d’água de até 2,4 mil m e perfurar poços de até 7,5 mil m.
A Foresea, criada a partir da reestruturação da antiga unidade de perfuração da Ocyan, possui uma frota de cinco sondas: ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX), todas afretadas pela Petrobras até o final de 2024.
Fonte: Revista Brasil Energia