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Clippings - 28/03/25

SP prevê licitar linhas 10 e 14 em 2025

– Além do leilão desta semana, o governo de São Paulo planeja fazer ainda em 2025 ao menos mais uma licitação de mobilidade urbana, das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), segundo Rafael Benini, secretário paulista de Parcerias em Investimentos.

O contrato, chamado Lote ABC Guarulhos, tem investimento estimado em R$ 19 bilhões. “Já fizemos a audiência e consulta pública e agora estamos fechando o projeto. O edital deverá sair entre junho e julho, para termos o leilão ainda neste ano”, diz ele.

O contrato contempla a expansão da linha 10 – que hoje já está em funcionamento e conecta o centro da capital a Rio Grande da Serra, passando pela região do ABC Paulista – e a construção linha 14-Ônix, que deverá ligar Guarulhos a Santo André.

Segundo fontes, um consórcio formado pela Comporte e pela chinesa CRRC tem forte interesse no projeto. A percepção é que a concessão seria estratégica para o grupo asiático, porque o investimento inclui a compra de trens e material rodante, que é produzido pela empresa. Outro grupo que também está analisando o projeto, ainda segundo fontes, é um consórcio de grupos europeus, entre os quais estariam Sacyr, We Build e Keolis.

Procurada, a Comporte preferiu não se manifestar. A Sacyr e a WeBuild não se pronunciaram sobre o tema até o momento. A reportagem não conseguiu contato com a CRRC e a Keolis.

Ainda neste ano, o governo paulista também pretende ao menos lançar o edital de outra concessão de mobilidade, do Trem Intercidades (TIC) Sorocaba, segundo Benini. “Esse projeto deve ter audiência e consulta pública em abril, e edital na praça entre setembro e outubro, com leilão até o começo do ano que vem”, afirma o secretário. O contrato tem um investimento estimado em R$ 10 bilhões.

Para fontes do setor, no caso do TIC Sorocaba a CCR deverá estar entre os interessados, dado que o projeto tem sinergia com uma concessão já operada pelo grupo, das Linhas 8 e 9. Porém, a percepção é que tudo dependerá da disponibilidade de capital da companhia, que iniciou um processo de busca de sócios para sua divisão de mobilidade urbana.

Na visão de Benini, o ritmo do calendário de leilões do setor dependerá do apetite do mercado. “Temos uma série de projetos, que vão caminhar de acordo com a disponibilidade de recursos, com a capacidade do setor privado de absorver os leilões. Se vermos que o mercado está empapuçado, a gente segura”, diz.

No cenário macroeconômico, o secretário avalia que a maior preocupação para a viabilidade dos projetos do setor é a trajetória do câmbio. “O cenário deu uma melhorada em relação ao início do ano. Em mobilidade, o dólar é o que pesa mais, principalmente na compra do material rodante. No caso das linhas 11, 12 e 13 [que serão licitadas nesta semana], não tem tanto esse peso, mas nos próximos será um fator relevante”, diz ele.

A depender do cenário, o governo estadual também planeja avançar com mais dois projetos de mobilidade urbana. Um deles é a concessão para a construção da Linha 16-Violeta, que poderá conectar as zonas leste e oeste da capital. A espanhola Acciona já manifestou interesse no projeto e está fazendo estudos para entregar ao Estado, por meio de um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse). Para Benini, a previsão é ter os estudos em maio, para que a consulta pública seja iniciada ainda neste ano.

Por fim, há também planos para viabilizar a construção da Linha 20-Rosa, o que seria feito por meio de uma concessão em lote com a Linha 1-Azul, já em operação. O secretário afirma que a ideia é lançar a consulta pública desse empreendimento em setembro deste ano. “Este é um projeto mais complexo, seriam mais de R$ 20 bilhões de investimentos.”

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2025/03/26/sp-preve-licitar-linhas-10-e-14-em-2025.ghtml