A Statoil ainda não definiu se vai participar da 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), prevista para acontecer em setembro com blocos exploratórios na Margem Equatorial, que vai do Amapá aos Estados mais ao norte da Região Nordeste.
Para o vice-presidente da petroleira norueguesa, Thore Kristiansen, ainda é muito cedo para a companhia tomar uma decisão sobre a participação.
É um potencial de investimento, mas ainda é muito cedo. Precisamos dos dados. Precisamos analisá-los, disse Kristiansen, que participou do Forum Econômico Mundial para a América Latina (WEF), no Rio de Janeiro.
O executivo disse ainda que a empresa aguarda a decisão do governo sobre os blocos arrematados na 8ª Rodada, em 2006, suspensa por uma liminar e que não teve os contratos assinados. A companhia havia arrematado três blocos na ocasião.
Esperamos a decisão do governo. Respeitamos muito a situação e aguardamos a comunicação, ressaltou, acrescentando que também não há uma definição sobre a possibilidade de a Statoil participar do primeiro leilão sob o regime de partilha para áreas do pré-sal.
Os detalhes do novo modelo ainda não foram publicados e quando forem publicados vamos sentar, examinar cuidadosamente e avaliar a participação, acrescentou.