A Statoil comunicou a conclusão do poço produtor multilateral B-3, perfurado no campo de Peregrino, na Bacia de Campos. A petroleira estima explotar de 300 milhões a 600 milhões de barris adicionais na área com a técnica, inédita no Brasil, que visa a aumentar a recuperação do óleo pesado.
O poço multilateral, aliado a injeção de água e técnicas de controle de fluxo, deve elevar a taxa de recuperação em Peregrino para 20%, frente à estimativa inicial de 10%, acrescentou a Statoil. Com a adição das reservas em Peregrino Sul, o volume recuperável total do campo é de 2,3 bilhões de barris de óleo.
A Statoil tem usado esta tecnologia (de poços multilaterais) para atingir a liderança global em fatores de recuperação na plataforma continental norueguesa e agora está trazendo (a tecnologia) para o Brasil a fim de aumentar a recuperação e impulsionar a criação de valor no campo de Peregrino”, disse o presidente da Statoil no Brasil, Kjetil Hove
O sistema de produção da área é composto pelo FPSO Peregrino (100 mil bpd) e duas plataformas wellhead. Localizado nos blocos BM-C-7 e BM-C-47, a concessão é dividida entre a Statoil (60%) e a Sinochem (40%).