unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 26/05/11

Statoil espera recuperação de 20% em Peregrino

A Statoil trabalha com um fator de recuperação de óleo no campo de Peregrino, na bacia de Campos, na casa dos 20%, mas tem como objetivo aumentar esse patamar, com alvo em 30%.

A afirmação é do presidente da companhia no Brasil, Kjetil Hove, que lembrou que a produção atual no campo – operado pela empresa norueguesa, com 40% de participação da chinesa Sinochen – é de 35 mil barris de óleo por dia, com expectativa de atingir o pico de 100 mil barris diários no ano que vem.

Temos um alvo muito ambicioso, que é atingir, depois de muito trabalho, 30%. Mas hoje trabalhamos com 20%, afirmou Hove, que participa de seminário sobre o início da produção da companhia no Brasil.

O executivo também destacou que o prospecto de Indra, na bacia do Espírito Santo, deverá ter mais um poço perfurado no ano que vem. A norueguesa tem 40% de participação na área, operada pela Petrobras, dona dos 60% restantes.

Hoje, as duas companhias assinaram um memorando de entendimento para cooperação estretégica e técnica para o desenvolvimento do prospecto, onde, há cerca de dois meses, foram encontrados indícios de hidrocarbonetos.

Hove também explicou que a empresa tem a esperança de perfurar, no ano que vem, um poço em Peregrino para atingir a formação rochosa conhecida como Macaé, formada por rochas carbonáticas.

Atualmente, a produção em Peregrino está numa formação mais rasa, de arenito. Hove ressaltou que a decisão sobre perfurar Macaé deve sair nos próximos meses, mas o executivo mostrou otimismo e citou as descobertas feitas pela OGX, exatamente nas rochas carbonáticas da região.

Outro motivo de otimismo do presidente da Statoil no Brasil é a 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que deverá acontecer este ano.

Antes de mais nada, estamos felizes porque vai ter rodada, afirmou Hove, que confirmou o principal interesse da companhia em blocos offshore.

Segundo ele, o principal trabalho agora será mapear as áreas que serão oferecidas para decidir em que regiões será o foco da companhia e que parcerias poderão ser feitas.

Estamos interessados em crescer, mas temos que trabalhar mais antes de concluir pela participação, disse Hove.