unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/01/12

Statoil inclui Ártico e mantém Brasil no foco

As duas grandes descobertas no Ártico no ano passado confirmaram a estratégia da Statoil de focar em exploração no extremo norte, disse o diretor financeiro da companhia, Torgrim Reitan.

A norueguesa Statoil prevê buscar petróleo nas águas do Ártico na Noruega, Rússia e Groenlândia nos próximos anos. No começo deste mês a Statoil anunciou Havis, uma grande descoberta no Mar Barents na Norueguesa, o que juntamente com o campo de Skrugard pode conter reservas combinadas de 400 milhões a 600 milhões de barris de óleo equivalente.

No Brasil, a Statoil estaria entre as candidatas à compra a compra dos ativos da norte-americana Anadarko, segundo o jornal Finance Times. Entre as áreas à venda pela Anadarko e de possível interesse pela Statoil, um bloco possui grande descoberta no pré-sal da bacia de Campos.

Nos ativos que já possui, as descobertas de petróleo que a norueguesa realizou no ano passado na bacia de Campos estão levando a empresa a cogitar uma nova plataforma do tipo FPSO para o Brasil. A petroleira estuda ampliar o sistema de produção já existente no campo de Peregrino, que produz óleo a partir de uma plataforma.