Na última terça-feira (16/10), o estaleiro STX OSV lançou ao mar o AHTS Skandi Urca (25.000 BHP), encomendado pela DOF dentro do Programa de Renovação da Frota de Apoio de Marítimo (Prorefam) da Petrobras. A embarcação será afretada à petroleira por oito anos, com uma opção de renovação por igual perãodo, e começa a operar até o fim deste ano.
O Skandi Urca é a primeira de três embarcações tipo AHTS encomendadas pela DOF ao estaleiro de Niterói (RJ), totalizando um aporte US$ 400 milhões, de acordo com o armador. O navio foi projetado para atender às necessidades da Petrobras, em águas profundas brasileiras, de acordo com o diretor técnico da DOF, Sigbjørn Stangeland.
Um exemplo disso é o sistema de manuseio de âncoras, que introduz no país o manuseio remoto, já utilizado no exterior. “A ideia é ter a menor quantidade de pessoas no deck durante o manuseio das âncoras”, disse Stangeland.
O sistema melhora a segurança operacional durante o lançamento de ancôras torpedos, por exemplo – quando a âncora é liberada em queda livre de até 100 metros do solo marinho. O Skandi Urca acomoda 30 tripulantes, que deverão ser brasileiros, de acordo com executivos da companhia presentes no lançamento.