
A PetroRio lançará nova licitação para contratação do sistema submarino de Wahoo, projeto da Bacia de Campos. A petroleira decidiu suspender o bid em curso, sob alegação de que a formatação das propostas técnicas e comerciais recebidas ficou fora dos modelos adequados para o sistema.
Em vez de contratar o pacote sob o modelo de EPCI, como originalmente previsto, a PetroRio decidiu contratar a Wood para fazer o projeto de detalhamento de engenharia do sistema.
O trabalho da Wood será concluído no primeiro trimestre de 2022, possivelmente em fevereiro.
A nova estratégia de contratação da PetroRio será formatada em pacotes e não em única contratação. A princípio, a petroleira não deve estabelecer restrições em relação a uma mesma empresa arrematar mais de um pacote.
Por enquanto, a PetroRio ainda não bateu o martelo sobre o modelo final da nova contratação. A tendência é que sejam definidos quatro pacotes, no mínimo.
A retomada do processo licitatório deverá ocorrer a partir de março, entre o final do primeiro trimestre e o início do segundo trimestre de 2022.
O projeto do sistema de subsea de Wahoo é direcionado ao tie-back para Frade. A PetroRio vinha negociando o projeto com as empresas do setor desde agosto.
A contratação do sistema subsea marcará a primeira iniciativa efetiva da PetroRio direcionada à implantação do sistema de produção de Wahoo. A entrada em operação do projeto programada para 2024.
No bid original, a PetroRio optou por deixar a cargo das empresas ofertantes a apresentação de soluções tecnológicas para o projeto, tanto em relação à parte do escopo do tie-back quanto do subsea. A petroleira convidou, na ocasião, a Subsea 7, OneSubsea, McDermott, TechnipFMC, Baker e Saipem.
O projeto de Wahoo terá quatro poços, que serão interligados via tie-back ao campo de Frade, localizado a cerca de 35 km. O ativo foi adquirido da BP Energy em novembro de 2020, junto com a área de Itaipu.
Os poços do projeto de Wahoo serão perfurados pela semissubmersível Norbe VI, da Ocyan. A unidade iniciará a operação em março de 2022, com a perfuração de três poços no campo de Frade.
Fonte: Revista Brasil Energia